O Intrigante Caso no Rio de Janeiro na Barragem do Funil

Em Agosto de 1970, ocorreu um impressionante Caso Ufológico na Barragem do Funil no Rio de Janeiro !

Esse Caso ocorreu com o Guarda Almiro Martins de Freitas, no qual foi surpreendido por um Ovni em forma de Charuto e onde seu tamanho era aproximadamente em torno de 20 metros de comprimento e que infelizmente o cegou devido sua forte luz e ter disparado duas vezes contra o Ovni.

Almiro Martins de Freitas foi importante Membro da Divisão de Instrução de Voo na Escola da Aeronáutica durante 3 anos, de 1956 à 1959. Casado foi obrigado à deixar os estudos e ir trabalhar para poder sustentar sua família.
... Mas durante o contato ele era Guarda da Represa do Funil, localizado em Rezende no Rio de Janeiro; mas um grande detalhe é que em apenas 4 meses fazia que ele estava nessa função de Guarda.

Almiro Martins de Freitas sempre foi muito certinho, rígiso consigo mesmo e cumpria todos seus deveres à risca !

Barragem do Funil, Resende - Rio de Janeiro

Seu horário de trabalho era à noite, juntamente com outros dez colégas que também foram deixados em suas posições designados. Nisso o Guarda Almiro logo após a render seu coléga, ele foi inspecionar os outros pontos que compreendiam seu serviço.
... Nisso ele foi caminhando até o Rio Paraíba e em seguida logo após os transformadores, e de lá ele segui até a encosta do barranco ao lado da estrada que conduzia a Crista da Barragem.

Esta localização fica em média de 10 metros acima do nível da subestação, e ao terminar a primeira ronda ele retornou e fez uma ligação para a casa de força; identificando-se ao operador responsável naquele momento exato que era em torno das 21h36. Contudo ele resolveu antes tomar um café naquele local mesmo, e após isso acendeu um cigarro como de costume e começou a inspecionar os transformadores e logo em seguida retornou para a subestação.

Nisso o guarda Almiro resolveu passar por de trás da subestação e entre o caminho, resolveu passar na barraca onde encontrava algumas roupas e equipamentos; e neste local começou a ouvir alguns estouros nos transformadores e ver algumas faíscas cairem no chão.

Com todo esse acontecimento, já havia acontecido um ou outra vez com o guarda Almiro mas ele não deu muita atenção ao ocorrido. Mas dessa vez ele resolveu ir conferir o que estava acontecendo e passou no interiior da barraca e logo em seguida retornou a subestação para acender outro cigarro para poder seguir caminho em direção ao Rio Paraíba e de lá seguiu para a estrada.

... Porém no meio do caminho ele começou a escutar um novo barulho, tipo um estouro mas um som bem diferente do que ele já havia escutado ou seja; dessa vez foi muito mais intenso e forte. Até as lâmpadas de mercúrio que iluminavam o local começaram a piscar várias vezes como se fosse os pisca-pisca de natal.

E devido a esses acontecimentos estranhos, ele foi conferir há casa de força, à Crista da Barragem na estrada do paiol. Mas nada de anormal havia notado até aquele momento.

Mas ao observar ainda a Crista da Barragem ele notou algo estranho, uma fileira de luzes com cores diferentes à uma certa distância de mais ou menos 60 metros. Onde estas luzes liscavam de maneira uniforme e com intensidade bem forte, e um pouco mais fraco.

Assim então, Almiro resolveu então se paroximar-se um pouco mais do local e começou a se sentir como se seus olhos estivesse sendo atraídos por essas luzes.

E ao chegar ao local Almiro percebeu que essas luzes pertenciam à um Ovni com formato sólido pairando acima do barranco, e em seguida veio a mente pensamento se poderia ser algum truque de seus olhos cansados mas jogou água em seu rosto e mesmo assim percebeu que era tudo verdade; não era nada com ilusão.

Então... Almiro com seu Treinamento Militar resolveu encarar sem pensar duas vezes. Então corajosamente se aproximou-se bem mais do Ovni e percebeu que era bem maior do que ele havia imaginado, pois esse Ovni continha em média de 15 janelas retangulares e aproximadamente 1 metro de comprimento por 80 de altura; mas com quatro cantos em curvas.
... Almiro chegou a em média de 15 metros de distância do Ovni e onde ele sacou a arma e deu o primeiro tiro.

Não aconteceu nada com o Ovni, porém as luzes começaram a piscar mais rápido, com bem mais intensidade.

... Logo em seguida Almiro deu o segundo tiro, onde houve mais aceleração nas luzes que estavam piscando. Além da variação de cores e foi ai que o Ovni emitiu um ruído muito intenso do tipo ensurdecedor.

Assim que Almiro pensou em disparar o terceiro tiro, o Ovni emitiu um Feixe de Luz que saiu de um ponto específico do seu lado esquerdo em direção ao Guarda Almiro que ele precisou até fechar os olhos devido a intensidade da Luz emitida.

Contudo Almiro começou a se sentir estranho, como se seu corpo fosse invadido ppor porte onda de calor; ocasionando assim dormência com muita intensidade em seguida de formigamento.
Almiro estava com o seu braço estendido e não conseguiu movimentá-lo; estava paralisado seu corpo inteiro.

Contudo... Almiro estava se sentindo muito estranho, da cabeça aos pés, seu corpo estava todo suado e onde não conseguia recobrar os movimentos.

Tudo foi voltando ao normal começando da cabeça e em seguida seus braços, em seguida seus pés e ao ele abrir seus olhos, notou que estava cego; ele não conseguia enxergar mais nada.
... Nisso considerando sua localização ele achou mais prudente não caminhar ppois ele poderia cair nos transformadoresou até memso no Rio Paraíba.

Então foi mais sábio fazer, ele começou a gritar e pedir por socorro até que seus companheiros ouviram os gritos e foram ver o que estava acontecendo. Assim que chegaram no local eles não viram nada, nem sequer uma luz ou barulho estranho; mas localizaram Almiro paralisado com sua arma em punho.

Assim logo em seguida apareceu um carro com outros guardas da represa onde tiveram muita dificuldade em colocar Almiro dentro do carro devido seu estado paralisado.

Nisso Almiro foi levado para às Cidade de Itatiaia e Resende em busca de médico especialista no qual estavam em plantão naquele momento e onde Almiro passou o resto da noite. E no dia seguinte ele foi levado em outra cidade em busca de ajuda, pois estava com muita dificuldade de se locomover e devido a cegueira e problema de audição.
Nisso já era dia 1º de Setembro e tomaram a iniciativa de levá-lo para o Centro do Rio de Janeiro onde prestou depoimento na SESVI ( SERVIÇO ESPECIAL DE SEGURANÇA E VILILÂNCIA).

... Onde ele almoçou com grande dificuldade devido a cegueira entre outras dificuldades que começaram a se apresentar como seu olfato, e gustação. Onde curiosamente ele falou que se sentia muito leve e precisava se segurar nos móveis que estava ao seu redor pois se sentia com uma sensação de desiquilíbrio.

Onde mais tarde ele prestou depoimento no Ministério da Aeronáutica e depois por telefone ao Comando da 4º Zona Aérea de São Paulo, para o CIOANI; onde foi encaminhado uma cópia do relatório de todo o contecimento no qual Almiro passou.

Logo que Almiro foi atendido naquele mesmo dia por volta das 17h00, no hospítal da Cruz Vermelha pelo médico oftalmologista Drº. Sampaio; foi informado que nada de anormal havia sido detectado nos olhos do Almiro. E que além de certa irritação nas conjuntivas.

Mas no dia seguinte onde já era 02 de Setembro, ele foi visitado pelo Drº Orlandino Fonseca e pelo Drº Paes Barreto. Onde o Drº.Orlandino mediu a sua pressão e constatou que estava 120 batidas por minuto, mas um detalhe muito importante foi dado referente ao caso com à saúde de Almiro antes e depois dos acontecimentos na Represa do Funil.
Pois foi constado que ele tinha em média 1,76 metros de altura, e pesando em média de 75kg antes de acontecer tudo isso.

Agora com tudo isso que aconteceu, Almiro sofreu consequências devido o seu contato com o Ovni, que mesmo recuperando a sua visão depois de 15 dias, ele perdeu 8kg e em menos de um mês; e onde só conseguiu recuperar deppois de vários meses.

... Não se sabe ao certo o que provou tudo isso no Almiro e tais situações que afetaram a carreira de Almiro deixando assim com dificuldades financeiras.

Um outro detalhe muito importante é que o Almiro ficou dois dias sem urinar pelo que aconteceu com ele naquele dia depois que o Ovni emitiu aquele feixe de luz em sua direção.

Mas segundo o Drº Orlandino em sua entrevista à SEDV...

- ... Almiro foi diagnosticado com cegueira psicogenita por choque traumático, e onde todos os exames laboratoriais tiveram seus resultados normais; inclusive o eletroencefalograma.

E que sendo assim indicou-o para o tratamento de Hipnose junto à medicação neurotônica e tranquilizante, junto de um colírio já que realmente havia um lacrimejamento quando o paciente mantinha os olhos em aberto, e por isso preferia mantê-los fechados mas não havia nenhuma lesão física nos olhos.

... Foi recomendado também o uso de óculos escuros ppor algum tempo.

Nas semanas seguintes os jornais deram suas opiniões aos fatos no qual falaram que Almiro havia entrado em pânico ao ver tais faíscas emitidas pelos postes de enenrgia, e cinco dias depois o Ministério da Aeronáutica informou que o caso estava sendo investigado e que os resultados seriam anunciados em breve; porém nada mais foi publicado pelo militares e nem pelo Estado Maior da Aeronáutica no qual impuseram Silêncio sobre o Caso de Almiro e onde a Imprensa foi impedida de entrevistar Almiro.

Mas mesmo a imprensa impedida de entrevistar Almiro, e até mesmo procurar informações médicas a imprensa continuou divulgando o Caso ocorrido naquele dia com Almiro.

E enquanto isso a Aeronáutica investigava os fatos, assim também como a polícia carioca; foi dado um fato muito curioso é que Almiro ter recebido um Relatório da NASA para ele preencher referente a sua experiência naquele dia como tudo aconteceu; mas esse relatório fooi supostamente preenchido pelos militares junto às testemunhas.

Assim que Almiro ganhou alta, ele foi até o Quartel, Central do Serviço Espacial de Segurança e Vigilância. Órgão que mantinha a segurança das usinas de onde deu seu depoimento.

Exatamente onde o Ovni pairou notá-se que o concreto endurereu e secou, mesmo apesar da chuva ter caido naquele dia e pouco dias depois o concreto no local se tornou esfarelado como areia.

Um outro ponto bem curioso é que no dia 05 de Setembro, quatro guardas da Barragem do Funil observaram um Ovni emitindo luzes no memso local do avistamento de Almiro dias antes. E que no dia seguinte no dia 06 de Setembro, seis guardas da Barragem do Funil observaram um Ovni pairando o morro bem próximo à Barragem.

Mesmo depois de passar um bom tempo, as Autoridades, os Militares, Governos, a NASA e até mesmos os especialistas que prometeram divulgar os Resultados das Investigações; mas nem ao menos deram uma satisfação pelo que aconteceu.
O Caso do Guarda Almiro na Barragem do Funil ficou no Esquecimento assim como outros e milhares de Casos Ufológicos.

Os Segredos Ufológicos À Verdade Agradece à fonte Steven ( nome fictício ), pelas informações sobre o Caso da Barragem do Funil !


Voltar Página